//
you're reading...
Sem categoria

O Axioma da Escolha

    O Axioma da Escolha é essencial para muitos resultados avançados em disciplinas de Matemática tais como Análise Funcional, Topologia Geral, Álgebra Abstrata e Álgebra Linear, notadamente nos casos em que aparecem conjuntos infinitos.

    Eu não acredito no Axioma da Escolha, e em uma de suas equivalências, o lema de Zorn, que afirma que todo conjunto parcialmente ordenado P, por uma relação de ordem <=,  em que toda cadeia (conjunto totalmente ordenado) admite um majorante (um elemento maior do que todos os elementos da cadeia, não necessariamente da cadeia), contém um elemento maximal (um elemento maior do que todos os elementos do conjunto P).

   Considere-se um conjunto que contém os naturais {1,2,3,…}, e que seja fechado para as operações de união, intersecção, e para a operação de partes de conjunto, ordenado com a continência <=.  Exemplo de cadeia:

{1}<={1,2}<={1,2,3}<=…

{1,2} intersecção {3,4} é vazio,…

A continência define uma relação de ordem parcial. Além disto, toda cadeia  C1<=C2<=C3<=…  admite como majorante a união dos Cj, j=1,2,..  Afirmo que não há elemento maximal. Suponhamos que haja um candidato M a elemento maximal. Como a coleção em foco é fechada para a operação partes de conjunto, então o conjunto P(M), partes de M,  faz parte da coleção, e M<=P(M) e M é diferente de P(M), e, portanto, M não pode ser maximal. Portanto, o lema de Zorn não tem validade universal. Sendo o Axioma da Escolha equivalente ao Lema de Zorn, então o Axioma da Escolha não tem validade universal.

Advertisements

About jaimesodre

mathematician, master of sciences

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: